Agência CMA

Legendas/textos: Isabelle Rachel

Briefings: Isabelle Rachel

Artes: Lucas Battaglia

O Tik Tok e as Marcas

O T1k T0k veio para mudar completamente a forma de comunicar, tanto de pessoas para pessoas, quanto de marcas para seus consumidores. Muito mais do que uma rede social, este aplicativo virou uma plataforma de trabalho e também uma oportunidade de alavancar negócios.

Como profissão, temos atualmente a onda dos “t1ktokers”. Desde as famosas “dancinhas”, até conteúdo de moda, beleza, culinária, cultura pop e diversos outros nichos, há uma infinidade de pessoas utilizando os recursos oferecidos para garantir uma renda. E como esse dinheiro surge? Através de parcerias com o próprio Tk Tk e fazendo publicidade (as famosas “publis”) para diversas marcas para atrair os espectadores a se tornarem potenciais consumidores.

Para marcas que estão começando, ficam as dicas: além de planejar, entender o Tk Tk, conhecer as ferramentas que ele oferece, saber os tipos de conteúdo que melhor se encaixam na sua loja e traçar o público alvo a ser atingido, comece fazendo parcerias com os pequenos influenciadores. Isso mesmo! Comece com quem está começando também. Estude quem são os produtores de conteúdo da sua cidade e quais os que melhor têm perfil para divulgar sua marca. Isso se tornará uma via de mão dupla - enquanto o seu trabalho é divulgado para milhares de pessoas que possivelmente serão influenciadas a conhecer sua marca, estará também contribuindo para o trabalho do influenciador.

Arraste para o lado e entenda um pouco dessa rede social!

Gatilhos Mentais

Você se depara com isso todo dia e talvez nem note…

Os gatilhos mentais podem ser definidos como as decisões que alguém toma por impulso, no piloto automático. Não resultam necessariamente em uma compra, mas só a leitura e o “despertar de interesse” já podem ser por conta de gatilhos.

Como estratégia de marketing, os gatilhos mentais funcionam como disparadores de atitudes, ligando-os a possíveis bagagens culturais, sociais e educacionais que o cliente possui e podem ser aplicados de diferentes maneiras em copywriting, landing pages, e-mail marketing, conteúdo nas redes sociais, pontos de venda e muito mais. Mas, para que esta técnica dê certo, é preciso conhecer muito bem o público alvo a ser atingido.

Existem 7 principais gatilhos mentais quando se trata de markting: Escassez, Urgência, Autoridade, Reciprocidade, Prova Social, Antecipação e Curiosidade. E é sobre eles que falamos no post de hoje. Arraste para o lado e confira!

O que aconteceu com as propagandas de cigarro?

Em meados do século XX, os cigarros eram símbolo de glamour, status, charme e poder. As propagandas tabagistas contribuíram muito para essa imagem positiva e também relacionavam o ato de fumar ao bem estar e a um lifestyle divertido colocando corredores, pilotos e velejadores em suas campanhas.

A marca que mais se destacou foi a Marlboro, com seus caubóis e cavalos correndo demonstrando liberdade. A ideia de ter o "Marlboro Man” como garoto propaganda foi de Leo Burnett, que pretendia capturar a fantasia e a juventude e mostrar o cigarro como símbolo de rebeldia e independência.

Foi no final dos anos 90 e começo de 2000 que a “era dos cigarros” como um símbolo positivo chegou ao fim. Propagandas foram proibidas em quase todos os formatos, dando lugar a campanhas de conscientização.

No Brasil, em 1988, surgiu a obrigatoriedade da implementação da frase: “O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde” nas embalagens dos produtos derivados do tabaco e, em 1996, comerciais de produtos derivados do tabaco só podiam ser veiculados entre 21h e 6h.

Já em 2000, é proibida a propaganda de produtos derivados de tabaco em revista, jornal, outdoor, televisão e rádio e, em 2003, é obrigatório colocar as frases “Venda proibida a menores de 18 anos” e “Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias”

Já em 2008, os maços e derivados recebiam imagens de advertência mais agressivas.

Hoje, o cigarro é mal visto por muita gente até mesmo pelo cheiro, surgindo então os cigarros eletrônicos como uma alternativa mais aceitável - mas que estão sendo cada vez mais entendidos como igualmente prejudiciais, se não piores. São produtos caros e que estão nas mãos de uma classe social mais alta em baladas e bares, principalmente jovens.

Fica então o questionamento: será que surgirá uma nova onda que associará os cigarros eletrônicos à modernidade e glamour, assim como o cigarro convencional o fez no século passado?

ESG

Environmental, Social and Governance” - As três palavras que compõem a sigla ESG formam um novo olhar para os riscos operacionais das empresas, mapeando as esferas ambientais, sociais e de governança corporativa. O intuito é avaliar o quanto uma companhia se preocupa com a sustentabilidade e como se comporta perante o meio ambiente, a sociedade e suas próprias políticas internas.

O pulo do gato está em evoluir do storytelling para o storydoing. É essencial contar a sua história e falar sobre seus atos em prol da comunidade, do meio ambiente e de seus integrantes, mas muitas empresas (muitas mesmo) supervalorizam suas ações e baseiam sua comunicação nas temáticas ESG, quando na verdade mais falam do que fazem.

Explicamos mais detalhadamente o que é ESG, quais são as principais práticas e como as empresas brasileiras estão se comportando perante esta temática. Arraste para o lado e confira!

Plataformas de Criação de Sites

Na era digital, é extremamente importante ter um site que possa ser facilmente encontrado e reconhecido. Neste post, falamos especificamente sobre Wix, Wordpress e o Shopify - as 3 plataformas para quem busca ter um e-commerce, um blog, um portfólio, um site institucional ou uma landing page para campanhas específicas.

O Wix possibilita que qualquer pessoa, mesmo que não tenha conhecimento de programação ou design, crie seu próprio site de maneira rápida, prática e personalizada. Criado em 2006, possui atualmente mais de 125 milhões de usuários espalhados por todo o mundo. A cada dia, tem melhorado suas práticas de SEO e desenvolvido suas possibilidades de integrações, podendo ser um site institucional, uma landing page, um e-commerce, um blog ou o que você precisar - realmente muito versátil!

Já o Wordpress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, ou content management system) que ajuda a criar e gerenciar seu site. É uma das plataformas criadoras de sites mais famosas do mundo e uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado atualmente. Muito, muito usada para blogs, é também ideal para sites institucionais e landing pages, sendo sim possível para e-commerces, mas não é sua aplicação primária.

E agora sim, se você busca uma plataforma para o seu e-commerce, o Shopify é a escolha perfeita! Ele nasceu com a proposta de facilitar a vida de quem estava querendo abrir um negócio virtual, tendo todas as integrações com gateways de pagamento, carrinhos e segurança. Independentemente de qual produto ou serviço for vendido, a plataforma oferece uma estrutura habilitada para receber qualquer tipo de loja: de roupas, de móveis, de alimentos, de cursos…

As possibilidades a serem exploradas com estes criadores de sites são diversas. Arraste para o lado e conheça!

Qual o papel da Crefisa no Palmeiras?

O patrocínio da Crefisa para o Palmeiras tornou-se o maior de clubes da América do Sul e trouxe muitos benefícios para ambas as partes, como maior visibilidade para a marca de crédito pessoal e títulos conquistados pelo Verdão.

A parceria, que começou em 2015 e se mantém firme, está com contrato estendido para 2024. O Palmeiras se consolidou como um dos maiores clubes do Brasil desde então e atualmente possui foco total na conquista do tão sonhado mundial.

Venha entender um pouco mais sobre essa “sociedade Palmeiras e Crefisa”. É só arrastar para o lado!

Me siga aqui :)